Carta-Manifesto de Movimentos e Coletivos de Educação Popular com propostas para a política de educação popular em Belém e as celebrações em torno do centenário de Paulo Freire

A eleição de Edmilson Rodrigues (PSOL) e Edilson Moura (PT) para a Prefeitura de Belém, no quadriênio 2021-2024, expressou a força das lutas populares em defesa de um programa de sociedade e de educação transformador, inclusivo, popular e democrático.

Após décadas de descaso com a escola pública e o direito à educação, a vitória da Frente “Belém de Novas Ideias” traz esperança em dias melhores para as cidadãs e os cidadãos de Belém, o que envolve, centralmente, a luta contra a mercantilização do ensino, e a defesa radical dos direitos humanos, da justiça social e ambiental e da educação popular.

A presente Carta-Manifesto, construída coletiva e participativamente por mais de 50 movimentos e coletivos signatários, apresenta aos Poderes Executivo e Legislativo, bem como à sociedade paraense, de forma mais geral, propostas em torno de uma Política de Educação Popular para Belém, além de pautar as celebrações em torno do Centenário de Natalício de Paulo Freire, em 2021.

O ano de 2021 será marcado pelo Centenário de Paulo Freire em todo o mundo. No Brasil, terra natal do nosso Patrono da Educação, centenas de iniciativas estão em andamento para valorização, estudo e implementação das ideias político-pedagógicas progressistas e libertadoras de Paulo Freire. Consideramos que Belém, além de Cidade Educadora, Alfabetizada e Alfabetizadora, Capital da Resistência Amazônica, também pode entrar para a história como Cidade do Esperançar Freireano!

Confira a íntegra da Carta-Manifesto e os coletivos e movimentos signatários neste link:


https://drive.google.com/file/d/1wFQsRRi_loGvH6HCxhVHCdQZPyOfk0G2/view

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *